Responsive Ad Slot

Anuncie

Dourados e Capital disparam número de contaminados por coronavírus em MS

sexta-feira, 19 de junho de 2020

/ por Rota Social
Boletim da secretaria estadual de Saúde (SES) apresenta 392 novos casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. O estado atingiu nesta sexta-feira (19), 4.666 registros de covid-19, o que representa um crescimento de 9,2% diante dos números do dia anterior.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a quantidade de novos casos mostra que o estado está longe de controlar a doença. Ele disse que os dados são muito preocupantes e revelam um aumento vertiginoso da doença, alavancado pelo incremento registrado principalmente em Dourados e em Campo Grande.

Foto: Reprodução/G1 MS
Juntas, as duas maiores cidades do estado somaram 257 casos nesta sexta, sendo 158 de Dourados e 99 de Campo Grande. O número representa 65% do total de novos registros do estado. Com essas novas confirmações, o município do sul do estado, considerado epicentro da doença, chegou a 1.630 pessoas infectadas com novo coronavírus, desde o início da pandemia e a capital a 975.

Também foi em Dourados que foi registrada a 40ª morte por covid-19 em Mato Grosso do Sul. A vítima foi o pedreiro Evaristo Garcete, de 59 anos, morador da aldeia Bororó. Ele foi o primeiro indígena a morrer no estado em razão da doença.

Ele deu entrada no Hospital Evangélico, em Dourados, no dia 7 de junho, transferido do Hospital da Missão, que fica na aldeia, onde ele estava internado desde o dia 31 de maio, com quadro de pneumonia, provocada pela covid-19.

No Hospital Evangélico ele ficou por três dias em leito de enfermaria. No dia 9 de junho houve piora no quadro clínico, sendo necessária sua transferência para uma unidade de terapia intensiva (UTI), onde permaneceu até está quinta-feira (18), quando ele não resistiu e morreu. O indígena era portador de insuficiência renal crônica e era diabético.

O secretário estadual de Saúde lamentou a morte e disse que a situação da população indígena, considerada a mais vulnerável do estado para a doença, preocupa muito. Relatou que conversou com o Ministério da Saúde e que deve ser montada uma ala no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com 20 leitos de UTI especificamente para atendimento de indígenas. Desses leitos, metade já estão montados e habilitados, e os equipamentos para a instalação do restante devem chegar na próxima semana.

Resende fez ainda uma crítica a alguns municípios do estado que receberam equipamentos para a montagem de novos leitos de UTI há mais de um mês, mas ainda não viabilizaram a contratação de profissionais para a implantação dessas unidades. Alertou que vai divulgar a relação dessas cidades, cobrar e responsabilizar os gestores municipais por esses leitos ainda não estarem a disposição da população para o enfrentamento da doença.

O boletim da SES desta sexta destacou que das 4.666 pessoas que contraíram a doença em Mato Grosso do Sul, 2.218 estão em isolamento e 118 estão internadas, sendo 59 em leitos de UTI. A taxa de ocupação desses leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado é de atualmente é de 20%, mas algumas cidades têm índices bem maiores, como: Corumbá, com 70% e Campo Grande, com 64%, somando pacientes com covid-19, que são casos suspeitos e que tem outras doenças.

Em contrapartida, pouco menos da metade, 49%, o equivalente a 2.290 estão recuperados da covid-19.

Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul aplicou 25.531 testes para covid-19. O secretário estadual de Saúde reafirmou nesta sexta a necessidade de ampliar essa testagem para ter um subsídio maior de dados no embasamento de decisões de enfrentamento a doença. Para isso, anunciou um incremento no número de testes aplicados no drive thru de Corumbá já a partir da próxima semana, com 100 testes sendo realizados nas segundas e quartas-feiras e 60 nas sextas.

Nesta sexta-feira, a SES informou que três novas cidades foram incluídas na relação dos municípios que têm casos da doença: Rochedo, Laguna Carapã e Bandeirantes, e uma saiu, Inocência, em um ajuste na base de dados. Atualmente, 79,7% das cidades sul-mato-grossense tem registro de pelo menos um paciente com covid-19.

Veja abaixo a relação das cidades e o número de casos de covid-19 de cada uma delas:

Dourados 1.630; Campo Grande 975; Guia Lopes da Laguna 252; Três Lagoas 206; Fátima do Sul 194; Corumbá 176; Rio Brilhante 164; Paranaíba 93; Chapadão do Sul 91; Itaporã 90; Douradina 89; Ponta Porã 70; Bonito 62; Naviraí 59; São Gabriel do Oeste 55; Vicentina 54; Jardim 48; Sonora 27
Ladário 25; Mundo Novo 24; Ivinhema 23; Deodápolis 20; Glória de Dourados 17; Costa Rica 17; Bataguassu 17; Brasilândia 16; Nova Andradina 15; Caracol 11; Ribas do Rio Pardo 11; Sidrolândia 11; Coxim 10; Novo Horizonte do Sul 8; Aparecida do Taboado 8; Caarapó 8; Batayporã 7; Iguatemi 7; Rio Verde de Mato Grosso 7; Nova Alvorada do Sul 7; Amambai 7; Água Clara 6; Paraíso das Águas 5; Maracaju 5; Angélica 4; Itaquiraí 4; Rochedo 3 (novo); Tacuru 3; Camapuã 3; Cassilândia 3
Anastácio 3; Terenos 2; Bela Vista 2; Taquarussu 1; Jateí 1; Alcinópolis 1; Corguinho 1; Selvíria 1; Juti 1; Bandeirantes 1 (novo); Laguna Carapã 1; Bodoquena 1; Paranhos 1; Miranda 1; Aquidauana 1.

G1

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.