Responsive Ad Slot

Anuncie

Estátua de fundador dos escoteiros deve ser derrubada na Inglaterra

quinta-feira, 11 de junho de 2020

/ por Rota Social

O conselho da cidade de Poole, no sul da Inglaterra, anunciou que vai remover uma estátua de Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro. Ele é acusado de racismo, homofobia e ter dado apoio ao nazismo, além de ter sido um oficial de guerra durante o domínio britânico na África. De acordo com o The Sun, Baden-Powell escreveu em seu diário que o livro "Minha Luta", de Adolf Hitler apresentava boas ideias de educação, saúde, propaganda e organização.

A estátua foi colocada ali em 2008, em comemoração ao centenário da fundação do Movimento Escoteiro. "Mesmo famoso pela criação dos Escoteiros, nós também reconhecemos que há alguns aspectos da vida de Robert Baden-Powell que são considerados menos merecedores de comemoração", afirma Vikki Slade, líder do conselho da cidade.
Estátua do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, deve ser removida na cidade Poole, na Inglaterra. (Foto: Finnbarr Webster/Getty Images)

Uma estátua do mercador de escravos Edward Colston foi retirada durante os protestos contra o racismo e a violência policial do último fim de semana, na cidade britânica de Bristol. Desde então, outras estátuas que prestam homenagem a escravocratas e imperialistas têm sido removidas.

Adultos que foram escoteiros quando jovens foram protestar contra a retirada da estátua de Baden-Powell. Um deles disse em entrevista à ITV News que "se eles querem derrubar a estátua, vão ter que derrubar ele antes". Em função da tensão entre os que apoiam e aqueles que contestam a retirada, as autoridades locais estão estudando a possibilidade de removê-la temporariamente por precaução. 





UOL

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.