Responsive Ad Slot

Anuncie

Estudo aponta que o novo coronavírus já circulava em águas residuais na Itália em dezembro em

sexta-feira, 19 de junho de 2020

/ por Rota Social


O novo coronavírus já estava circulando em Milão e Turim, cidades no norte da Itália, desde dezembro de 2019. É o que aponta uma análise do Instituto Superior de Saúde italiano (ISS) das águas residuais coletadas antes da detecção oficial do primeiro caso no país, em 21 de fevereiro deste ano.

As amostras coletadas em purificadores dos centros urbanos do país mostram que a Covid-19 já estava circulando entre a população, conclui o relatório, acrescentando que “fornece informações consistentes com outros resultados obtidos com a análise em outros países”.

Foto: DW/Deutsche Welle
Em detalhes, ele cita um relatório sobre pacientes hospitalizados na França e um estudo espanhol em que traços do patógeno também foram encontrados em amostras de águas residuais coletadas de meados de janeiro, em Barcelona, aproximadamente 40 dias antes do primeiro caso local ser registrado. O estudo examinou 40 amostras de águas residuais coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 e 24 amostras de controle entre setembro de 2018 e junho de 2019, o que permitiu excluir com segurança a presença do vírus antes do mês de dezembro.

Os resultados, confirmados em dois laboratórios diferentes com dois métodos diferentes, mostraram a presença da Covid-19 nas amostras colhidas em Milão e Turim em 18 de dezembro de 2019 e em Bolonha, em 29 de janeiro deste ano.

A pandemia do novo coronavírus matou oficialmente 34.500 pessoas na Itália desde o primeiro caso reportado em 20 de fevereiro em Codogno. Este também foi o primeiro identificado também fora da China. A região da Lombardia, no norte do país, foi o epicentro da epidemia na Itália e na Europa. A epidemia parece controlada atualmente na Itália, com algumas dezenas de mortos por dia e um número reduzido de pessoas infectadas. Nos últimos dias, foram detectados dois focos em Roma, mas as autoridades sanitárias repetiram que a situação está "sob controle".

Com informações da EFE e UOL 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.