Responsive Ad Slot

Anuncie

Secretaria de Saúde confirma 49º óbito por covid 19 e anuncia uso obrigatório de máscara facial

segunda-feira, 22 de junho de 2020

/ por Rota Social
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anuncia, com pesar, o registro de mais um óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul. Com isso, o Estado contabiliza 49 vítimas da doença.

A 49ª vítima é um homem, de 74 anos, morador de Vicentina. Portador de doença renal crônica. O paciente apresentou inicio dos sintomas em 13 de junho. Foi notificado em 17 de junho. Estava internado no Hospital Municipal de Vicentina e faleceu em 18 de junho. O resultado positivo para coronavírus saiu nesta segunda-feira (22.6).

Foto: ONU/Evan Schneider
Hoje também foi comunicado o 48ª óbito. A vítima é do sexo feminino e tinha 40 anos, residente de Glória de Dourados. Ela tinha doença renal crônica e veio a óbito neste domingo (21.06), às 23h40. A mulher foi internada no dia 8 de junho e o resultado positivo para a doença saiu no dia 11. Ela estava no Hospital da Vida de Dourados.

Sendo assim, Mato Grosso do Sul registra 8 óbitos em Campo Grande, 5 em Três Lagoas, 2 em Batayporã, 2 em Paranaíba, 2 de Vicentina (sendo que um deles faleceu no Estado de São Paulo), 11 de Dourados (incluindo 1 douradense que morreu em Tocantins), 2 óbitos em Brasilândia, 3 em Itaporã, 1 em Iguatemi, 2 em Rio Brilhante, 1 em Sidrolândia, 1 em Ponta Porã, 3 em Corumbá, 1 em Douradina, 1 em Deodápolis, 1 em Anastácio, 1 em Itaquiraí, 1 em Guia Lopes da Laguna e 1 em Glória de Dourados.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS FACIAIS 

Nesta segunda-feira,  o uso de máscaras faciais de proteção passa a ser obrigatório em todas as cidades do estado. A medida objetiva o combate e a prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo decreto publicado em Diário Oficial, é obrigatório o uso em órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados de acesso ao público, como restaurantes, shoppings, supermercados e escritórios; e meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.

As máscaras podem ser artesanais ou industriais, desde que cubram a boca e o nariz. De acordo com a regra, os estabelecimentos poderão impedir a entrada de pessoas sem a proteção facial ou oferecer o equipamento de proteção, condicionando o uso à permanência no local.

Punições estão previstas para quem não cumprir a normativa. Elas vão de advertência educativa a interdição do estabelecimento; cancelamento de registro, de alvará ou licença; ou até intervenção, no caso de estabelecimento de serviços de interesse para a saúde, entre outras.

A importância do uso de máscaras no combate à Covid-19 já foi destacada por diversas autoridades de saúde. O uso também é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mesmo para pessoas que não apresentam sintomas da infecção.

Distribuição

O Governo de Mato Grosso do Sul vai distribuir 2 milhões de máscaras para servidores e população em vulnerabilidade social. A primeira compra, de 1.500.000 unidades, já foi feita. Com gestão eficiente dos recursos públicos, o Estado pagou R$ 2,10 por cada uma.

Cada máscara tem dupla camada de tecidos helanca e meia malha. Todas possuem brasões do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo, serão feitas 750 mil no tamanho M e 750 mil no tamanho G.

Outras 500 mil máscaras de tecido, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, serão adquiridas de costureiras e microempresários de Mato Grosso do Sul para fomentar a economia local.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.