Responsive Ad Slot

Anuncie

Após reabilitação, quatro aves marinhas voltam à natureza em Florianópolis

sexta-feira, 27 de maio de 2022

/ por Grupo ABDA

 

Nesta terça-feira (24) é comemorado o aniversário de 15 anos do Parque Estadual do Rio Vermelho. Na data, outro importante acontecimento foi registrado e festejado, a soltura de quatro aves marinhas na Praia do Moçambique, Norte da Ilha. As aves eram três gaivotas (Larus dominicanus) e uma fragata (Fregata magnificens) reabilitadas com sucesso.


A fragata foi resgata pela equipe da Univali/Penha via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, no dia 6 de abril, em Piçarras. Segundo a equipe de resgate, ela estava na areia da praia e não conseguia voar.

Os primeiros socorros do animal aconteceram na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha. A ave passou pelo processo de estabilização até que foi transferida no dia 12 de maio, para o CePRAM/R3 Animal (Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos), em Florianópolis.

A veterinária Daphne Wrobel Goldberg, explicou que o animal apresentava placas acinzentadas em cavidade oral, presença de ectoparasitas e se encontrava hipotérmico. Além disso, foi diagnosticada uma lesão bilateral em membros pélvicos, conhecida como pododermatite.

“Inicialmente, o animal foi mantido sob aquecimento até a estabilização da temperatura corporal. Após alguns dias, a ave foi transferida para um recinto externo com acesso ao sol”, explicou Daphne.

Em relação às gaivotas, uma foi resgatada pela equipe do R3 Animal, na Praia dos Ingleses. O Instituto Australis resgatou uma na Praia do Rosa, e a equipe da Udesc (Universidade de Santa Catarina) resgatou a terceira em Itapirubá.

Ainda conforme divulgação da R3, as duas últimas foram estabilizadas na Unidade de Estabilização da Udesc, em Laguna, antes de transferidas para o CePRAM. Os resgates aconteceram há quase um mês.
O que fazer ao encontrar um animal marinho?

Como passo a passo a R3 Animal explica que em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia é preciso ligar para o 0800 642 3341.

ND,+

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.