Responsive Ad Slot

Anuncie

Feira de Tecnologia e de Produtos de Defesa é encerrada em Florianópolis

sexta-feira, 27 de maio de 2022

/ por Grupo ABDA

 A II SC EXPO DEFENSE – Feira de Tecnologia e de Produtos de Defesa, que aconteceu na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi encerrada na última sexta-feira (20/05), tendo como objetivo apresentar alternativas para o fortalecimento da Tríplice Hélice, chamada de defesa, indústria e academia. Além de sediar o evento, a Força Aérea Brasileira (FAB) esteve representada com um stand, onde expôs projetos estratégicos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e, também, a réplica do caça multimissão F-39 Gripen.

Clique na imagem para ampliar (Foto: Sargento Müller / CECOMSAER)

O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou a singularidade do momento, que demonstra a versatilidade da área da Base para qualquer tipo de evento. O Oficial completou, ainda, que a interação com a indústria foi um dos destaques da feira. “O evento é focado em manter um ponto de apoio com o Comando da Aeronáutica e os fornecedores de produtos de defesa e de indústrias, que poderão ser aplicados às questões finais da FAB como suporte ao homem”, completou.

O Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, esteve no encerramento da feira. Na ocasião, visitou o Stand da FAB, bem como a réplica F-39 Gripen. Em sua passagem, o Vice-Presidente Mourão falou sobre o desenvolvimento da base industrial, o cenário e o fortalecimento da indústria catarinense com as Forças Armandas. “Fiquei impressionado, pois estou acostumado a ir a feiras e aqui não acolheram somente fornecedores locais e, sim, o que tem de melhor, compreendendo o significado dessa feira, que não é uma mostra de material, é um lugar de fazer negócio”, afirmou.  

Organizações Militares da FAB na II SC Expo Defense

Representantes do DCTA participaram da Expo Defense, apresentando os projetos estratégicos por eles desenvolvidos, dentre os quais: o Projeto Processamento de Imagens em Tempo Real para Navegação Aérea Autônoma Noturna com utilização de Alto Desempenho (PITER-N); a Tecnologia Inspeção de PAPI com Drone; os projetos realizados pelo Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer): Catalogação de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER); Lista de empresas candidatas ao benefício do convênio ICMS 75/91 e o Acompanhamento de acordos de compensação industrial, comercial e tecnológica (offset); O Instituto de Aeronáutica e ESPAÇO (IAE) esteve em exposição com o Sistema IFFM4BR Sistemas IFF (Identification Friend or Foe).

O Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação e Acordos de Compensação da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, palestrou no evento acerca dos Projetos Estratégicos da FAB, em especial o Gripen e o KC-390 Millennium, bem como a constelação de satélites de interesse da Defesa, cujos produtos tem significativo uso dual em prol de diversos órgãos governamentais. “A FAB busca sempre se atualizar em novas tecnologias que resultem em produtos inovadores, nos quais a participação das indústrias de Santa Catarina pode potencializar os resultados nacionais”, finalizou. 

Fab.mil

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.