Responsive Ad Slot

Anuncie

Escócia pode ficar independente do Reino Unido

quarta-feira, 29 de junho de 2022

/ por Da Redação

 Libertação da vovó Beth. A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse aos legisladores do país que planeja realizar um novo referendo sobre a independência da Escócia em 2023. 

A pergunta a ser feita será a mesma da primeira votação, que aconteceu em 2014: "A Escócia deve ser um país independente?"

Clique na imagem para ampliar (Foto: Reuters)

Contexto: Há 8 anos, a maioria — 55%  — dos escoceses votou por continuar fazendo parte do Reino Unido. Porém, com a saída do país da União Europeia, o governo da Escócia pretende revisitar o assunto.

Segundo a primeira-ministra, seu objetivo é garantir um processo que permita que o povo da Escócia expresse sua vontade em um referendo legal. Assim, a opinião da maioria será estabelecida de forma justa.

O governo do Boris Johnson, por outro lado, se opõe a um novo referendo, afirmando que a questão foi resolvida em 2014. Para o primeiro-ministro, o voto de independência não será válido sem a aprovação do seu governo.

Polêmica: Os partidos da oposição criticaram Sturgeon, dizendo que ela deveria se concentrar em questões mais práticas, como enfrentar o aumento do custo de vida.

The News

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.