Responsive Ad Slot

Anuncie

Com objetivo de combater o uso de cigarro, Prefeitura de Maracaju inicia Grupo de Tabagismo

terça-feira, 5 de julho de 2022

/ por Da Redação

 A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Grupo de Tabagismo com o objetivo de se tornar uma ferramenta eficaz para trabalhar todos os aspectos ligados ao fumo, utilizando-se de escuta ativa da vivência dos participantes, orientações, explicações sobre a dependência e elucidação de fatores de risco pelo uso do tabaco.

 
Clique na imagem para ampliar (Foto: Assessoria de Imprensa)

O Grupo de Tabagismo conta com profissionais qualificados e preparados para o atendimento ao paciente, contando com o Psicólogo Rivail Farias e a Enfermeira Elisangela Costa.

“Nosso objetivo é dar todo o suporte na área de saúde, inclusive psicológica ao paciente para que pare de fumar, buscamos gerar o entendimento de que o ato de fumar é um comportamento aprendido, desencadeado e mantido por determinadas situações e emoções, que leva a dependência devido às propriedades psicoativas da nicotina. O tratamento objetiva, portanto, a aprendizagem de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar, combinando intervenções cognitivas com treinamento de habilidades comportamentais.” Explicou o Psicólogo Rivail Farias.

Rivail ainda afirma que é fundamental que o tabagista se sinta mais confiante para exercitar e colocar em prática as orientações recebidas durante as sessões da abordagem intensiva.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha o objetivo é ser um braço de ajuda e cooperação para aqueles que querem largar a dependência do tabaco.

“Sabemos de todos os males que o uso do cigarro traz para a nossa saúde, por isso, objetivamos criar este grupo, gerando com o apoio de profissionais da área e intercâmbio entre os pacientes uma motivação para cessar o uso do cigarro, trazendo assim mais saúde e qualidade de vida aos pacientes.” Finalizou Thiago Caminha.

O Grupo de Tabagismo está disponível para quem quiser participar e as inscrições podem ser feitas Nas Unidades Básicas de Saúde, bem como também no CAPS no endereço Rua Francisco Marcondes, nº 40 – Centro das 07 às 11 e das 13 às 17 horas ou no telefone (67) 9.8478-4246 (WhatsApp).

Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Maracaju

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.